Realizar a manipulação de geometrias planares, como exemplo Placa de Circuito Impresso (PCI ou PCB), através de arquivos CAD pode ser uma tarefa complexa. Com o intuito de facilitar a alteração e configuração de simulação nesses tipos de dispositivos, o uso de arquivos Electronic Computer-Aided Design (ECAD) é recomendado. Dessa forma, muitos dos software focados em projeto de PCB's permitem a exportação de arquivos ECAD para depois serem usados em softwares de simulação.
Nesse artigo, será mostrado rapidamente como fazer a importação desses tipos de arquivo no Ansys Electronics Desktop (AEDT) ou Ansys SIwave.
1. Tipos de arquivos disponíveis
Existem uma infinidade de arquivos e extensões que os softwares Ansys podem importar. Para os ECAD, os mais conhecidos e utilizados estão descritos na tabela abaixo:
EDB |
ANF |
AutoCAD |
GDSII |
ODB++ |
Cadence APD/ allegro/ SiP |
IPC2581 |
XFL |
Gerber |
IDF |
ANX |
Tabela 1. Lista de extensões possíveis de serem importados no ambiente Ansys
Como recomendação, as extensões EDB, ODB++ e ICP2581 são as mais robustas, importando as informações de geometria, materiais e componentes no projeto. EDB, por sua vez, é um formato criado pela Altium para realizar uma interface mais dinâmica entre o software de Design de PCB Altium Designer e os softwares de simulação da Ansys. Acesse esse link para mais detalhes de como realizar a exportação do arquivo EDB.
2. Procedimento para importação no AEDT
Uma vez com a interface do AEDT aberta, clique em File > Import e selecione a extensão do arquivo desejado. No caso, foi selecionado um arquivo EDB, conforme mostrado na Fig. 1.
Fig. 1: Importação de arquivo EDB.
Após essa etapa, o arquivo ECAD será importado em um novo projeto utilizando o Ansys HFSS 3D Layout. A Fig.2 mostra o resultado dessa importação, com as informações de Layers e componentes presentes no projeto mostradas na interface.
Fig. 2: Resultado da importação do arquivo EDB.
É importante comentar que em outros tipos de extensão, uma etapa intermediária pode ser necessária, como por exemplo a seleção das Nets e Layers desejadas para a simulação. Um exemplo disso é durante a importação de um arquivo .ANF, como mostrado na Fig. 3.
Fig. 3: Etapa intermediária durante a importação do arquivo ANF.
Uma vez com esse arquivo importado, alterações e configurações podem ser realizadas para simular o dispositivo da melhor maneira possível. Além disso, após adicionar uma análise do HFSS 3D Layout, é possível realizar um processo de exportação para outros softwares presentes no AEDT para realizar simulações em um contexto maior, por exemplo dentro de uma câmara anecóica. A Fig. 4 mostra onde realizar essa exportação.
Fig. 4: Exportação do arquivo ECAD para outros softwares do AEDT.
3. Procedimento para importação no SIwave
O workflow para importação de arquivos ECAD no SIwave é muito semelhante ao apresentado anteriormente. Após abrir o software Ansys SIwave, uma janela de boas vindas será apresentada, onde já é possível selecionar o tipo de arquivo ECAD deseja-se ser importado. A Fig. 5 mostra as opções presentes nessa janela.
Fig. 5: Janela de boas vindas SIwave.
Dependendo da configuração, é possível que essa janela não seja apresentada. Sendo assim, para importar arquivos ECAD é preciso selecionar a aba de Import no Ribbon do Ansys SIwave. Fazendo isso, é possível selecionar os múltiplos tipos de extensões disponíveis e iniciar as configurações necessárias para a simulação. A Fig 6. mostra a localização dessa aba e as possíveis formas de importação.
Fig. 6: Aba de importações no Ansys SIwave.
4. Conclusões
Nesse artigo foi mostrado como realizar a importação de arquivos ECAD no ambiente do Ansys Electronics Desktop ou SIwave. Com esse tipo de arquivo, é possível realizar configurações e alterações no design de PCB de forma eficiente e prática. As soluções Ansys permitem o uso de diversas extensões para que seja possível realizar interface com os mais diversos tipos de softweres de projeto de dispositivos eletrônicos.
Comments
0 comments
Please sign in to leave a comment.